Segurança perimetral: adotando uma abordagem de segurança inteligente e em camadas

Segurança perimetral: adotando uma abordagem de segurança inteligente e em camadas

25/03/2022 2 Por Adenilson Campos Guedes

Os sistemas de proteções perimetrais não são novidades. Desde à antiguidade que civilizações já erguiam muros ou utilizavam algum tipo de obstáculo para se proteger contra invasores. A novidade são os modernos sistemas de proteção perimetral com tecnologia de ponta e baseado em sensores capazes de gerar alertas de intrusões cada vez mais efetivo e ainda fornecer dados que podem ajudar às organizações a montarem estratégia de respostas, antes que o dano aconteça. Saiba mais sobre algumas soluções de proteção perimetral, com base no levantamento do Steve Burdet, Gerente de Soluções da Axis Communications, publicado na revista Security Magazini dia 24/03/2022.

Uma abordagem multi-tecnologia para segurança perimetral 

Muitas soluções bem-sucedidas de segurança perimetral integram uma combinação de barreiras físicas, dispositivos avançados de detecção e tecnologia de vigilância por vídeo e análises. Essa combinação proporciona um reforço extra nas camadas de proteções.

  • Barreiras físicas:  Essas barreiras podem ser cercas ou painéis de cimento. Você pode aumentá-los com dispositivos anti-escalada, como arame de concertina ou corrente de alta tensão. Embora não garantam cem por cento uma intrusão, podem proporcionar um grau de dificuldade capaz de adiá-la.
  • Sensores baseados em cabos:  Esses sensores geralmente são enterrados ou montados em cercas. Como não precisa implantá-los em linha reta, podem cobrir cantos e áreas mortas. Embora sejam capazes de gerar alertas de eventos sobre uma possível intrusão, não podem fornecer informações acionáveis ​​sobre o número de intrusões ou outros detalhes necessários para preparar uma resposta adequada. Além disso, animais, plantas e árvores em movimento e condições climáticas severas tendem a gerar os chamados “alarmes falsos”.
  • Outros sensores de detecção de intrusão:  seriam dispositivos tipo radar. Não apenas podem capturar a localização GPS de um objeto ou pessoa, mas também podem determinar a taxa de velocidade e a direção do movimento, o que permite calcular com precisão o ponto de contato. Eles operam 24 horas por dia, 7 dias por semana e praticamente não são afetados por gatilhos comuns, como sombras em movimento ou feixes de luz, pequenos animais ou insetos e condições climáticas adversas. Para reduzir a interferência com outros dispositivos eletrônicos no ambiente, pode ser necessário alterar a frequência do radar ou diminuir sua potência, o que prejudicaria o alcance efetivo do dispositivo.
  • Tecnologia baseada em  vídeo: Adicionar câmeras de vídeo monitoramento à defesa do perímetro permite a verificação visual dos alertas em tempo real. Quando integradas a sensores estrategicamente posicionados, as câmeras com recursos de panorâmica/inclinação/zoom podem girar automaticamente para um local de incidente, rastrear o alvo e capturar evidências para investigação pós-incidente, além de proporcionar o monitoramento ativo, com acionamento de equipes de respostas em tempo real, ou seja, para atuar antes que o problema aconteça.

Câmeras térmicas

A seleção da câmera correta é fundamental para a defesa do perímetro 24 horas por dia, 7 dias por semana. Um diferencial neste tipo de câmera é a capacidade de detectar assinaturas de calor de pessoas, animais e objetos na escuridão total, escondidos nas sombras ou usando camuflagem para ocultar sua aproximação. Ao contrário das câmeras de luz visível, elas podem até detectar intrusos em condições climáticas extremas.  

 

A vantagem da análise de vídeo baseada em borda 

Adicionar análise de vídeo à segurança do perímetro melhora ainda mais a detecção de intrusos. Além da detecção básica de movimento, existem análises que podem discernir objetos em movimento, contar pessoas, ler placas de carros, expor vadiagem, revelar pessoas e objetos cruzando em zonas específicas e muito mais.

Além de maior conscientização, a análise de vídeo pode beneficiar sua organização de outras maneiras. Por exemplo, a análise pode direcionar a câmera para gravar apenas vídeos que contenham atividade. Ao permitir que a câmera processe o vídeo – conhecido como inteligência na borda – você pode reduzir significativamente a carga em sua rede, pois as câmeras transmitirão apenas vídeos relevantes. Você também preservará detalhes críticos para investigações porque a análise é realizada em vídeo não compactado.

Confiar na câmera para extrair dados relevantes também aumenta a eficiência do operador de segurança, pois diminui a quantidade de vídeo que eles precisam revisar quando recebem um alerta. Também elimina a necessidade de servidores analíticos dedicados, reduzindo significativamente seus custos de armazenamento. E otimiza os recursos do servidor reduzindo a carga de processamento em cada servidor para que eles possam lidar com mais fluxos de vídeo.

Os processadores de câmera menores e mais rápidos de hoje estão ajudando a impulsionar essa mudança de análises baseadas em servidor para versões baseadas em borda. Os desenvolvedores de software podem aproveitar esse poder para fornecer novos níveis de inteligência e oportunidades analíticas.

O impacto do aprendizado profundo e da inteligência artificial (IA)

Esse salto no desempenho analítico na borda está sendo acelerado ainda mais pelas unidades de processamento de aprendizado profundo (DLPU) incorporadas às novas câmeras de rede. Já estamos vendo desenvolvedores desenvolvendo IA e aprendizado de máquina para treinar algoritmos de aprendizado profundo para detectar, reconhecer e classificar com precisão objetos e pessoas.

O que isso significa para as soluções de segurança periemtral? Assim que a tecnologia for aperfeiçoada, você poderá implantar análises baseadas em câmera capazes de distinguir diferenças nas cores das roupas, objetos que um intruso pode estar carregando e outros detalhes granulares com alto grau de precisão. A análise avançada de aprendizado profundo pode levar a sistemas de detecção altamente direcionados, capazes de identificar e diferenciar entre funcionários, clientes, membros do público ou ameaças potenciais. Você poderá configurar soluções de detecção de intrusão no perímetro que alertam apenas sobre objetos e condições muito específicos.

Do ponto de vista da segurança, a aplicação dessas análises avançadas de aprendizado profundo à sua solução de segurança perimetral em várias camadas resultará inevitavelmente em um sistema de detecção e dissuasão mais eficiente e preciso.

Automatizando respostas suaves a intrusos

Na proteção perimetral, a dissuasão é sempre preferível ao confronto. Muitas vezes, fazer o intruso saber que foi detectado é suficiente para fazê-lo fugir. A integração de soluções automatizadas de resposta suave pode, em muitos casos, evitar a necessidade de intervenção humana em um alerta de intrusão. Por exemplo, o alerta pode acionar holofotes, uma placa iluminada informando que a área está sob vigilância ou um sistema de alto-falantes que avisa para deixar a vizinhança. Somente se alguma dessas ações não obtivesse a resposta desejada, a segurança precisaria intervir pessoalmente. Essa estratégia reduz a carga da equipe de segurança, liberando-a para concentrar seus recursos em eventos mais urgentes.

A melhor defesa é uma defesa integrada

À medida que as ameaças continuam a evoluir, as contramedidas também devem ser implementadas pelas organizações para mitigá-las. A implantação de uma abordagem integrada e multitecnologia para a defesa de perímetro oferece às organizações a agilidade para otimizar a proteção de seus negócios, pessoas e propriedades. 

O que achou deste artigo? Deixe o seu comentário!

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.