Uso de Radar para a proteção perimetral
15/01/2023Os radares foram criados originalmente com o objetivos militares e não é nada novo. A tecnologia de Detecção e Distanciometria por Rádio (Radio Detection And Ranging) tem influenciado significativamente os conflitos militares em todo o mundo. Apresentada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1934, esta tecnologia de detecção e rastreamento baseada em rádio, que usa micro-ondas para determinar o alcance, ângulo e velocidade de objetos, evoluiu bastante e hoje existem soluções interessantes sendo aplicadas nas empresas para a proteção perimetral.
Existem diversas soluções no mercado voltadas para a proteção perimetral e o mais comum são soluções baseadas em câmera para monitorar perímetros ou outras áreas específicas, contudo os radares prometem recursos diferenciados, incluindo o funcionamento em condições adversas, conseguindo detectar intrusos 24 horas, 7 dias por semana, mesmo em condições climáticas severas e situações com pouca luz ou sem luz. Além disso, os fabricantes garantem que o sistema permite a integração com diversos outros sistemas de segurança, especialmente, câmeras de segurança e sistemas de gestão bem eficientes que permitem o controle de forma remota.
O modelo de Radar de Segurança Perimetral israelense, da Magos, por exemplo, são os sensores civis mais avançados para a segurança perimetral de grandes áreas, garante uma da empresa importadora no Brasil, a Ôguen. O sistema consegue proporcionar cobertura contínua de áreas amplas com grande eficiência.
Há sistemas com capacidades variadas. Os radares da Magos, por exemplo, através da utilização de tecnologia de ponta de formação de feixes MIMO & Digital, possuem capacidade de cobertura de 50.000m² (SR250) a 500.000m² (SR1000) , com alcances de detecção desde 250m para humanos e 350m para veículos e barcos (SR250) até 720m para humanos e 1000m para veículos e barcos (SR1000).
O sistema de Radares possui ampla aplicações, principalmente em Presídios, Portos, Indústria, Aeroportos, Campos solares, condomínios, fazendas, etc., refinarias de petróleos, estações de trem, estações elétricas, postos de tratamento de água, entre outros.
O sistema de radar consegue integrar, de forma totalmente automatizada, o manuseio, o controle de monitoramento e registro de alerta de intrusão com base em diversos sensores, como radares e câmeras PTZ (Speed Dome).
Algumas integrações:
- Integração com Câmeras PTZ (Speed Dome) – Direcionamento automático de câmeras PTZ e de câmeras térmicas, que passam a seguir o alvo.
- Integração com VMSs Líderes de Mercado – Possibilitando gerenciamento de eventos e comandos diferenciados.
- Visualização Móvel – Pode ser exibido também em celulares, tablets e notebooks
- Criação de Ilimitadas Zonas – Suporta criação de ilimitadas zonas de alarme ou de tratamento diferenciado.
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.
Buscamos soluçes para monitoramenmto de Parques Industriais com radares e câmeras.