(USA) Polícia realiza experimentos para melhorar formas de abordagens

(USA) Polícia realiza experimentos para melhorar formas de abordagens

25/04/2021 1 Por Editorial Folha da Segurança

Experimento de simulação para estudar o uso da força pela polícia e buscar as melhores práticas para o policiamento do século 21

 

Diante das intensas repercussões midiáticas sobre violência policial, sobretudo, nos Estados Unidos, o tema uso adequado da força pelos aplicadores da lei vem se tornando algo cada vez mais importante. Um grande desafio para as polícias, pois lidar com diversas situações comuns ao trabalho destes profissionais é algo muito complexo. Neste sentido, o que fazer para lidar de forma mais adequada durante às atuações em ocorrências? Como minimizar riscos provocado pelo excesso de força e consequentemente impactos negativos para a imagem institucional da polícia ou governo? Este é um assunto que a polícia americana vem buscando por meio de estudos e experimentos.

Experimentos e simulações

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) está conduzindo experimentos com simulações para estudar o uso da força pela polícia e assim, buscar as melhores práticas para o policiamento do século 21. O site americano Hstoday, na matéria publicada no dia 21/04/2021, informa que este estudo conta com o apoio da George Mason University e do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas de Segurança Interna (HSSEDI). O estudo, que foi concluído recentemente, foi baseado em simulações de uso de força (SIMEX) durante duas semanas, para examinar o uso da força para os policiais e informar as melhores práticas para o policiamento do século XXI.

“O exercício realizado durante duas semanas e os meses de trabalho anteriores, visam fortalecer ainda mais a proteção das pessoas e as comunidades em todo o país, disse David Pekoske, funcionário sênior do DHS”.

Técnica SIMEX

O estudo, denominado de SIMEX (Simulação e Experimento) se concentrou em analisar cinco fatores:

Uso da força policial com base em 5 fatores:

1) Suspeito em resistência
2) Suspeito armado
3) Pessoa com indícios de problemas mentais
4) suspeito (questão racial)
5) Nível emocional do suspeito

 

A partir desta análise, será verificado o estado mental de cada suspeito, para determinar, de forma baseada em evidências, se estes contribuem a quaisquer diferenças em como um policial aplica a força.

Insights sobre os experimentos

O experimento forneceu insights sobre como, quando e em que medida os policiais (LEOs) aplicam a força ao compreender melhor o processo de tomada de decisão dos policiais. O objetivo era fornecer recomendações com base em dados que apoiarão a dissuasão e redução de mortes e lesões relacionadas com prisões devido ao Uso da Força pelas autoridades policiais americanas. O objetivo final é reforçar a preparação dos policiais em seus esforços para evitar ainda mais mortes e ferimentos relacionados a prisões.

Relatório SIMEX

O relatório SIMEX está previsto para ser lançado em junho deste ano. Este projeto chega em um momento crítico, quando as comunidades americanas estão focadas em melhorar o relacionamento com os policiais e em construir confiança. O Departamento leva a sério sua missão de apoiar a aplicação da lei em todos os níveis, e isso significa fornecer proativamente pesquisas baseadas em evidências sobre questões relacionadas à aplicação da lei, reforçando o treinamento e preparando os policiais para realizar suas respectivas missões com segurança e com o máximo respeito à sociedade em todo o país.

Seja o primeiro a comentar! Deixe o seu comentário no final desta página.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis