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Expansão portuária no Paraná impulsiona o Transporte Rodoviário de Cargas
14/02/2025A expansão portuária no Paraná está transformando a logística do estado e impactando diretamente o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). O Porto de Paranaguá fechou 2024 com um recorde histórico de movimentação de cargas, atingindo 66.769.001 toneladas, um crescimento de 2,1% em relação a 2023.
Com investimentos estratégicos, o Governo do Paraná está ampliando a capacidade dos portos e ferrovias para fortalecer a economia e agilizar o escoamento da produção. Essas mudanças impactam diretamente o transporte rodoviário, exigindo maior eficiência das transportadoras e novas estratégias logísticas.
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Crescimento da movimentação portuária e seus impactos no TRC
Segundo Luiz Gustavo Nery, Diretor de Transporte Contêineres e Portos do SETCEPAR, a modernização dos portos paranaenses influencia diretamente o TRC, tornando a cadeia logística mais dinâmica e exigindo maior capacidade operacional das transportadoras.
Com a expansão portuária no Paraná, o volume de mercadorias transportadas segue uma tendência de alta, criando novas oportunidades, mas também desafios logísticos. Entre as principais demandas estão:
- Melhoria da malha rodoviária para atender ao aumento do fluxo de cargas.
- Ampliação da frota de caminhões e qualificação de motoristas.
- Integração mais eficiente entre rodovias e ferrovias para garantir um transporte mais ágil.
Moegão e a influência da expansão ferroviária no TRC
Outro ponto de atenção para o Transporte Rodoviário de Cargas em 2025 será a entrega do Moegão, no Porto de Paranaguá. Com a conclusão dessa estrutura, a capacidade de desembarque simultâneo de cargas por trem aumentará em 65%, passando de 550 para 900 vagões diários.
Essa mudança pode impactar algumas transportadoras, especialmente as que atendem o escoamento de commodities agrícolas. Contudo, conforme destaca Nery, o setor rodoviário pode se beneficiar desse novo cenário ao fortalecer a integração com a ferrovia, assumindo um papel fundamental no transporte de primeira e última milha.
“Em vez de perder espaço, o TRC pode evoluir e agregar ainda mais valor à cadeia logística”, afirma o especialista.
Infraestrutura e investimentos para fortalecer o transporte rodoviário
A expansão do Transporte Rodoviário de Cargas não depende apenas da modernização portuária. Para acompanhar esse crescimento, o Governo do Paraná está investindo R$6,4 bilhões na triplicação da rodovia BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Porto de Paranaguá.
Essa obra promete:
- Melhorar o tráfego em até 20%, reduzindo o tempo de viagem.
- Diminuir custos operacionais com manutenção e combustível.
- Aumentar a segurança viária, reduzindo riscos de acidentes.
Desafios para transportadoras e o futuro do TRC
Apesar das melhorias, o Transporte Rodoviário de Cargas enfrenta desafios, como:
- Falta de motoristas qualificados para atender à nova demanda.
- Necessidade de digitalização e otimização logística para aumentar a eficiência.
- Burocracia e regulamentações ambientais e trabalhistas que impactam custos e operações.
Segundo Nery, as empresas que investirem em inovação e integração modal terão mais chances de crescer nesse novo cenário. A sincronização entre rodovias e ferrovias será essencial para garantir um transporte ágil, sustentável e competitivo.
“A modernização portuária e rodoviária do Paraná está transformando a logística nacional. Quem se adaptar a essa nova realidade sairá na frente no setor de Transporte Rodoviário de Cargas”, finaliza Nery.
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