Seu IPhone não é tão seguro quanto você imagina
09/06/2021Apple lidando com vulnerabilidades em suas plataformas
A Apple está lutando contra exploits e vulnerabilidades cibernéticas enquanto o Mac enfrenta alguns problemas sérios de malware. De acordo matéria publicada na Foxnews no dia 29 de março desde ano, no início deste mês, Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, observou que há um “nível de malware no Mac que não consideramos aceitável”, durante depoimento no julgamento da Epic Games vs. Apple.
O que é exploits?
A explicação publicada no site Canal Tech esclarece que, um exploit geralmente é uma sequência de comandos, dados ou uma parte de um software elaborados por hackers que conseguem tirar proveito de um defeito ou vulnerabilidade. O objetivo, neste caso, é causar um comportamento acidental ou imprevisto na execução de um software ou hardware, tanto em computadores quanto em outros aparelhos eletrônicos.
Para fins maléficos, um exploit pode dar a um cracker o controle de um sistema de computador, permitindo a execução de determinados processos por meio de acesso não autorizado a sistemas, ou ainda realizar um ataque de negação de serviço.
Barreiras para proteção contra malware
O sistema iOS do iPhone tem “uma barreira maior para a proteção do cliente. O Mac não está atingindo essa barreira atualmente, “, disse Craig, acrescentando que, desde maio passado, surgiram novos 130 tipos de malware para Mac.
De acordo Craig, a Apple está jogando “um jogo interminável de whack-a-mole” contra malware que pode afetar centenas de milhares de usuários de Mac.
Mas a Apple tem lidado com vulnerabilidades em todas as suas plataformas, incluindo iOS, iPadOS e tvOS.
Relatórios com lista de falhas
Um relatório de 26 de maio da Ars Technica disse que “a Apple ainda não corrigiu um bug de segurança encontrado em iPhones e Macs, apesar da disponibilidade de uma correção lançada há quase três semanas”.
Um relatório de 24 de maio da Bleeping Computer citou atualizações de segurança para corrigir as vulnerabilidades do macOS e do tvOS.
A Apple lançou atualizações para iOS, macOS, watchOS e tvOS que incluem correções de segurança para uma série de vulnerabilidades, que a Apple descreve em suas “notas de segurança”.
Atacante remoto
“Um atacante remoto pode causar o encerramento inesperado de aplicativos ou a execução arbitrária de códigos”, disse a Apple sobre uma de suas correções para o macOS Big Sur.
No caso do navegador Safari da Apple, a empresa citou “conteúdo da web criado com códigos maliciosos”.
Outras atualizações afetam o iPadOS.
Cibercrime direcionado aos usuários da Apple
“Embora não seja tão comum quanto ataques a dispositivos Microsoft Windows, o cibercrime direcionado aos usuários da Apple está crescendo rapidamente”, disse Chester Wisniewski, principal pesquisador da empresa de segurança cibernética Sophos, em um comunicado enviado à Fox News.
E o risco aumenta com o tempo, porque não há garantia de que os consumidores atualizarão seus dispositivos Apple em tempo hábil.
Correção dos sistemas operacionais e aplicativos
“Uma nova pesquisa da Sophos Home mostra que 35% dos consumidores nunca atualizam / corrigem seus sistemas operacionais e aplicativos, ou apenas o fazem quando solicitados. Um grande grupo pode ser vítima deste último malware e de ataques futuros “, disse Wisniewski.
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.