Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 3

Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 3

07/05/2021 0 Por Adenilson Campos Guedes



Sistemas capazes de mitigar burlas em estações de Trem, Metrô e BRT

Os desafios para manter um sistema metro ferroviário capaz de atender às exigências necessárias para o conforto e segurança dos usuários são enormes. Um dos problemas factíveis e que pode gerar perda de receitas é a chamada burla, ou seja, pessoas que forçam a passagem nos bloqueios (catraca) para não pagar a passagem. Neste artigo iremos tratar sobre sistemas capazes de mitigar burlas nas estações de metrô, trem e BRT.

Na primeira parte deste artigo, Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 1, você conheceu alguns desafios e soluções em termos de segurança. Se você ainda não leu a primeira parte, sugiro que acesse o link acima. Na segunda parte, tratamos sobre soluções para mitigar ameaças relacionadas a ações terroristas em ambiente metro ferroviário. Agora, irei abordar sobre sistemas capazes de mitigar burlas nas estações de Trem, Metrô e BRT (Bus Rapid Transit).

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Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 2

As medidas de controle devem ser capazes de prevenir as ocorrências em ambientes metro ferroviários. Um dos tipos de problemas comuns, é a burla no sistema de bloqueios. As soluções não devem considerar apenas a presença de agentes de segurança no local. Sistemas com tecnologias embarcadas devem ser considerados como importante recurso para mitigar tais problemas.

Prevenir burlas por meio de sistemas de câmeras inteligentes

 

sistemas de seguranca metroviario im4

Bosch – Produto de segurança, proteção e comunicações.

 

Para auxiliar na prevenção de burlas, existem alguns sistemas no mercado. Ao escolher a melhor alternativa, deve-se pensar um modelo capaz de (ver etapas de ações com base na imagem acima):

  • 1. Detectar pessoa pulando sobre uma catraca (burla).
  • 2. Identificação por câmera PTZ e captura automática de fotos da ocorrência.
  • 3. Alerta de segurança para o operador (na estação e/ou no CCO).

A mesma abordagem pode ser usada para monitorar o acesso aos bloqueios (catracas). Se ocorrer o acesso de uma pessoa não autorizada, um operador de segurança será alertado e o vídeo deve capturar imagens sequenciais para identificação e uso como evidência. Para esta solução de segurança, existem algumas opções no mercado capaz de atender perfeitamente estes requisitos, por meio de gerenciamento completo do sistema de vídeo monitoramento inteligente.

Bloqueios com barreiras para impedir burlas

Além do sistema de detecção por câmeras, existem algumas opções no mercado, por exemplo, bloqueios com barreiras. Ver foto ilustrativa abaixo:

 

bloqueios com barreiras vidro

Bloqueio com barreira de vidro

 

O modelo de barreira acima é indicado especialmente para atender o controle de acesso em estações de grande fluxo como Trem, Metrô e BRT (Bus Rapid Transit). O design deve propiciar conforto e segurança ao usuário.

Neste artigo, apresentamos algumas soluções para evitar burlas e consequentemente perda de receitas por meio de sistemas de câmeras inteligentes e barreiras físicas instaladas nos bloqueios.

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