Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 1

Segurança em sistemas de transporte metroviário – Parte 1

30/04/2021 0 Por Adenilson Campos Guedes

O transporte sobre trilhos desempenha um papel importante na vida das pessoas em todos os lugares do mundo – e à medida que as populações envelhecem, esse papel continuará a crescer. Contudo, nos últimos anos, a indústria de transporte tem se tornado cada vez mais vulneráveis aos riscos de segurança. Um dos maiores desafios do transporte público sobre trilhos é a necessidade de proteger usuários, funcionários, infraestrutura e ativos contra possíveis ameaças. Desta forma, tais ambientes devem possuir rigorosos critérios no que diz respeito à segurança dos usuários, bem como para manter à reputação junto a seus stakeholders. Neste sentido, a segurança deve ser encarada como uma vantagem competitiva para os negócios da empresa, não como custo.

Os riscos relacionados à segurança em uma estação de metrô são diversos, principalmente vandalismo, furto a usuário/transeuntes, roubo, tráfico de drogas, incêndio e atos terrorista. Gerenciar tais riscos é uma tarefa desafiadora, uma vez que muitas áreas diferentes precisam ser monitoradas: Trilhos, passagens subterrâneas, bicicletários, pátios de manutenção, estações, trens e almoxarifados. A impossibilidade de impor restrições de acesso nos trens e estações também indica que há uma necessidade de soluções para monitoramento de todas estas áreas.

Segurança das pessoas como prioridade

Tendo em vista que a segurança das pessoas tem prioridade absoluta, é necessário utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado para mitigar riscos e assim proporcionar maior segurança e conforto para as pessoas. Um sistema de segurança realmente integrado com o ser humano (homem x equipamentos), com soluções inteligentes capazes de proporcionar maior eficiência na prevenção e repressão contra atos danosos de toda ordem.

Segurança, proteção e comunicação eficaz em estações de metrô

As estações de metrô incluem diversas instalações (internas e externas), muitas de acesso fácil e não controlado. Portanto, tais locais possuem problemas de segurança que podem trazer diversos riscos ao negócio. Neste sentido, mitigar estas vulnerabilidades incluem estudos e adoção de medidas de controle de acordo as características de cada local.

Os desafios de segurança incluem:

  • 1. Prevenir e/ou reprimir atos diversos que incluem tomada de reféns, ameaças de bomba, ataques suicidas e sabotagem.
  • 2. Lidar com os riscos de incêndio e explosão: associado ao armazenamento de produtos inflamáveis em alguns locais e caixas eletrônicos.
  • 3. Identificação e verificação de bagagens abandonadas.
  • 4. Controle de acesso em áreas restritas.
  • 5. Em situações de riscos que impliquem em necessidade de evacuação, fazer com que as pessoas evacuem rapidamente e em segurança.

Soluções de segurança para o gerenciamento de riscos

Os desafios incluem buscar soluções no mercado para gerenciar de forma eficaz e segura, a proteção e comunicações nas estações de metrô. Soluções que permitam:

  • 1. Monitorar de forma efetiva todas as áreas e atividades para detectar imediatamente incêndios, emergências e ameaças.
  • 2. Detectar indivíduos potencialmente perigosos antes que eles possam causar qualquer mal feito.
  • 3. Fazer comunicação de áudio ao público para orientar/alertar usuários.
  • 4. Conduzir evacuações rápidas e controladas quando necessário.
  • 5. Integrar toda a segurança, proteção e comunicações em um sistema de gestão por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
  • 6. Monitorar todas as abordagens dentro da faixa de domínio, sobretudo, nas estações.
  • 7. Realizar monitoramento ativo (preventivo) por meio dos sistemas de câmeras, em tempo integral.

Sem dúvidas são desafios complexos, por isso é preciso buscar sempre referências tecnológicas no mercado para atender tais desafios. Contudo, sem descartar inovações locais simples, que também podem produzir excelentes resultados em termos de mitigação e/ou respostas aos riscos.

A tecnologia por meio dos diversos sistemas de segurança integrados (homem – equipamentos) é algo indispensável para a proteção eficaz dentro da faixa de domínio das instalações metroviárias.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário no final desta página.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis