Previsões de segurança empresarial para 2023

Previsões de segurança empresarial para 2023

02/01/2023 0 Por Editorial Folha da Segurança

Quais os principais riscos e tendências no setor de segurança empresarial para 2023? À medida que os profissionais de segurança revisam seus programas e procuram maneiras de melhorar e responder às ameaças modernas, quais as tendências emergentes de segurança e estratégias para mitigação de riscos no Brasil em 2023?

Uma prospecção feita pelo time do Folha da Segurança com base em diálogos com profissionais de segurança e análise das principais literaturas e notícias do Brasil e do mundo.

Gerenciamento de riscos

O impacto nas organizações em função das mudanças crescentes nos padrões de comportamentos da sociedade, bem como a falta de diligência na produção de informações verdadeiras para a tomada de decisões estratégicas, são apenas alguns desafios para 2023. Riscos de impacto midiático é algo que precisa ser altamente considerado.
É importante verificar como as pessoas se comportam e agem na execução de seus papéis em sua organização. Ética, confiança, fiabilidade e respeito pela diversidade, com a curiosidade intelectual, são pilares fundamentais para manter as empresas alinhadas com os desafios atuais.
No ponto de vista da violência e criminalidade, as organizações devem se deparar com desafios ainda maiores em uma ampla variedade de atos criminosos, principalmente roubo, furto, fraude e sabotagem. Tais riscos devem se fortemente considerados. Monitoramento de vídeo remoto, controle de acesso e sensores de alarme que incorporam inteligência artificial e análise são recursos que devem ser cada fez mais utilizados.

Considerações holísticas sobre segurança da informação

As organizações considerarão cada vez mais o risco relacionado à segurança da informação de forma holística, a ponto de criar posições e unidades específicas de ameaças internas. Em vez de isolar dados em sistemas de RH, auditoria e finanças, TI, segurança corporativa, segurança cibernética, jurídico etc., eles centralizarão os dados para melhor prevenir os riscos, identificar e bloquear ataques cibernéticos.

O impacto da agitação social

A possibilidade de agitação social deve ser maior em 2023 e levantar o impacto deste risco será uma tarefa fundamental para as empresas em 2023. A mitigação começa com a compreensão dos ambientes de risco em que as organizações operam, os impulsionadores da agitação e os impactos prováveis sobre funcionários e operações. Isso também pode ajudar as empresas a garantir que tenham os sistemas de alerta preventivos eficientes, verificar os possíveis gatilhos e que tipo de resposta organizacional é necessária para combater quaisquer problemas de segurança. Treinar as equipes é fundamental. Funcionários e tomadores de decisão precisam estar informados sobre os riscos e as medidas de controle que sua organização está adotando para mitigá-los e manter a força de trabalho segura.

Drones como ferramentas de segurança

As organizações devem continuar adicionando Drones aos seus arsenais de segurança. Os usos incluirão verificação de identidade, proteção de perímetro, contraespionagem, pesquisas de áreas, patrulhamento e gerenciamento de multidões. Algumas preocupações continuarão a existir, tais como violações regulatórias, preocupações com privacidade e mau funcionamento/limitações do equipamento. Mas essas variáveis não interromperão a tendência de longo prazo.

Protegendo os locais de trabalho

Em 2023, as organizações devem se preocupar mais com a segurança patrimonial e com a proteção de seus colaboradores: eles estão voltando ao escritório e os empregadores devem garantir que se sintam seguros. Além disso, o cenário de violência e criminalidade para 2023 não é favorável.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis