
Crime é hoje prioritariamente transnacional’, diz secretário-geral da Interpol no CNN Entrevistas
04/04/2025O brasileiro Valdecy Urquiza chefia a organização que reúne polícias de todo o mundo; conversa foi conduzida pelos jornalistas Elijonas Maia e Débora Bergamasco e vai ao ar neste sábado (5), às 21h
Abril de 2025 – O crime hoje é “prioritariamente transnacional”, avalia o secretário-geral da Interpol, o brasileiro Valdecy Urquiza. “A maioria dos delitos ocorria em uma localidade, e a polícia investigava, coletava as evidências e as provas na mesma região. As organizações criminosas mudaram e migraram com o apoio de ferramentas digitais”, afirma. No cargo desde 2024, Urquiza conversou com os jornalistas Elijonas Maia e Débora Bergamasco no CNN Entrevistas deste sábado (5), às 21h.
Leia também: Violência nas Cidades Brasileiras: Um olhar sobre as mais violentas
O policial relatou que criminosos já têm adotado inteligência artificial e outras tecnologias para cometer delitos. “Elas têm adotado IA cada vez mais, o que tem tornado muito difícil para as vítimas entenderem quando se trata de fraude, e também dificultado o processo investigatório desses delitos”.
Urquiza também falou sobre suas expectativas para a COP30, onde a Interpol e a Polícia Federal brasileira participam de discussões sobre segurança pública e meio ambiente. “O tema é essencial. Há organizações criminosas trabalhando na extração de bens de forma ilegal, e é necessário incluir [a questão] nas estratégias de preservação”, conclui.
Serviço:
CNN Entrevistas
Sábados, às 21h (horário de Brasília), na CNN Brasil
Na TV: Canal 577 nas principais operadoras, como Claro, Sky, Vivo e Oi
No YouTube: youtube.com/c/CNNBrasil