O Trovão Azul existe! Helicóptero de combate utilizado pela polícia

O Trovão Azul existe! Helicóptero de combate utilizado pela polícia

23/04/2021 0 Por Editorial Folha da Segurança

Maravilha tecnológica para ajudar a polícia turca no combate ao crime

A utilização de helicóptero de combate equipado com armas de guerra pelas polícias não é algo comum. Pelo menos para a polícia turca este tipo de maravilha tecnológica é uma realidade. De acordo o site americano Thedrive, publicano no dia 09/04/2021, há algumas semanas o departamento de polícia civil da Turquia começou a operar o modelo T129B ATAK, produzido localmente e desenvolvido pela Turkish Aerospace.

Helicóptero de combate utilizado pela Polícia

De acordo a Agência Anadolu foram entregues nove aeronaves modelo ATAKs e 2 estão encomendados, que segue o Exército turco e a Gendarmerie turca – uma agência militar de aplicação da lei – em sua operação.

O modelo de aeronave visa potencializar ainda mais o trabalho da polícia no combate ao crime, especialamente na luta contra o terrorismo.

 

Helicóptero de combate utilizado pela polícia

Modelo T129B ATAK. Observe os casulos de foguete carregados sob as asas.

 

Helicóptero baseado em modelo usado pelo exército italiano

O modelo T129 ATAK é baseado no A129 Mangusta da Leonardo, usado pelo exército italiano, e fez seu primeiro vôo em agosto de 2011. A fase 2 é a última versão de produção do ATAK, testado pela primeira vez em novembro de 2019 e liberado para serviço em dezembro de 2020. O helicóptero da Fase 2 tem várias atualizações. As mudanças visíveis incluem um novo pod sob a asa de estibordo, além de novas antenas e sensores no nariz e nas asas da ponta. O equipamento adicional compreende novos sistemas eletrônicos de guerra, incluindo um receptor de alerta de laser, além de um novo bloqueador de radiofrequência, receptor de alerta de radar e rádio VHF / UHF. A carga útil é aumentada para permitir o transporte de armas adicionais, bem como os novos sistemas.

 

Vídeo de apresentação do helicóptero modelo Atak utilizado pelo Departamento de Polícia da Turquia

 

Anadolu Agency é parcialmente ou totalmente financiada pelo governo da Turquia. Fonte: Wikipedia (Inglesa).

Entrega à polícia

A primeira entrega deste tipo de aeronave à Polícia turca envolveu o número de série EM-101 e foi confirmada no Twitter em 17 de fevereiro pelo Ministro do Interior da Turquia, Süleyman Soylu.

 

“Estamos orgulhosamente incluindo o primeiro de nossos helicópteros de ataque, que receberemos até o final de 2022, na frota de nosso Departamento de Aviação”, disse o chefe da polícia turco Mehmet Aktaş.

 

Embora a Polícia turca tenha uma longa história de aeronaves – por pelo menos 40 anos – a adição de helicópteros de ataque de dois lugares é um desenvolvimento significativo e aparentemente sem paralelo.

 

Helicóptero de combate utilizado pela polícia

 

Algo difícil de ver aqui no Brasil. Algo do tipo certamente traria grandes discussões. O modelo turno é armado com um canhão de 20 mm com vários foguetes guiados e não guiados para ser usado em cenários diários de combate ao crime. Pelo menos essa é uma realidade na Turquia. No entanto, relatos da mídia local indicam que essas aeronaves serão realmente usadas em operações de contraterrorismo junto com as do exército e da Gendarmaria como parte de uma “mudança no conceito de missão”, de acordo com a Agência Anadolu (uma agência de notícias estatal turca).

 

“Nossos helicópteros serão designados como frota móvel nas províncias da região, principalmente em Diyarbakır, Van, Şırnak e Hakkari”, explicou o chefe de polícia Mehmet Aktaş.

Todas essas províncias estão no sudeste do país, onde as operações das forças de segurança turcas, visando militantes curdos, são mais intensas.

 

Helicóptero de combate utilizado pela polícia

Um T129B ATAK da Polícia turca.

Utilização dos helicópteros de combate

O ATAK permite nada menos do que a tripulação policial engajar terroristas de forma proativa, como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), lançando operações ofensivas sobre o território turco e fornecendo apoio aéreo próximo às forças policiais e às tropas em terra. A polícia já está envolvida neste tipo de missões, como parte de operações conjuntas com ramos do exército. Além disso, espera-se que os ATAKs da polícia sejam utilizados para segurança de fronteira no terreno montanhoso do sudeste da Anatólia.

Características do helicóptero

Na verdade, o nível de ameaça representado pelo PKK em particular exige um helicóptero robusto para operações policiais. No passado, caças PKK alegaram a destruição de pelo menos um helicóptero de ataque turco AH-1 Cobra dentro da Turquia usando um sistema de defesa aérea portátil (MANPADS). O sistema de autoproteção aprimorado incorporado nos ATAKs da Fase 2 poderia ajudar a restabelecer o equilíbrio contra as ameaças de mísseis direcionados ao calor. O PKK também usou armas antitanque contra helicópteros militares turcos no passado.
Embora o PKK tenha feito uma insurgência na Turquia desde 1984 e também opere extensivamente além de suas fronteiras no Iraque e na Síria, Ancara intensificou suas operações contra os militantes desde que um cessar-fogo com eles terminou em 2015.

Introdução do ATAK à Polícia Turca

A introdução do ATAK com a Polícia Turca aumenta ainda mais a presença do helicóptero na Turquia, com pelo menos 50 exemplares entregues ao exército e 24 supostamente encomendados pela Gendarmaria.

Em termos de pedidos de exportação, no entanto, o ATAK tem tido menos sucesso. O tipo foi oferecido sem sucesso ao Paquistão, enquanto as Filipinas aparentemente selecionaram o tipo como seu candidato favorito para helicópteros de ataque, mas ainda não assinou um acordo. As vendas de exportação do T129 exigem a aprovação dos EUA, principalmente para os motores turboeixo LHTEC CTS800 , originalmente desenvolvidos para alimentar o RAH-66 Comanche do Exército dos EUA , e este foi o aparente obstáculo no caso das Filipinas. A Turquia tem trabalhado em um motor nativo alternativo, o TS1400 , mas sua conclusão ainda está um pouco distante.

Nova geração de helicópteros de ataque

Enquanto isso, a Turkish Aerospace já está procurando helicópteros de ataque de nova geração para seguir em frente ao T129. Em fevereiro, a empresa exibiu uma maquete de um T629 proposto, movido a eletricidade e não tripulado, e disse que o primeiro vôo de demonstração aconteceria antes do final deste ano, embora poucos detalhes tenham sido divulgados. Dito isso, um motor totalmente elétrico, neste ponto, parece inviável, enquanto um tipo híbrido seria uma grande conquista tecnológica.

Por enquanto, a Turkish Aerospace permanece dedicada ao projeto do T129B. Se a presença do helicóptero de ataque com a polícia turca continua sendo uma raridade, ou se outras polícias no mundo também podem adotar equipamentos semelhantes, ainda não se sabe.

O texto foi produzido com base na publicação original (em inglês) de THOMAS NEWDICK , 9 DE ABRIL DE 2021, no site americano Thedrive.com.

O que você acha deste tipo de helicóptero aqui no Brasil? Deixe o seu comentário no final desta página.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis