Motorola Solutions demonstra como a tecnologia LTE ajuda a prevenir incidentes no Brasil
07/08/2016[wp_ad_camp_2]
Melhoria da segurança e coordenação por meio de aplicativos ajudam a identificar criminosos, encontrar crianças perdidas e até mesmo prevenir crimes
SÃO PAULO, 19 de julho, 2016 – A partir de um veículo especial equipado com a solução móvel de LTE para segurança, a Motorola Solutions (NYSE: MSI) criou uma rede dedicada para demonstrar os benefícios das aplicações e os dados de alta velocidade junto com as comunicações de missão crítica para aeroportos, centros logísticos e de segurança pública do Distrito Federal e São Paulo. Com colaboração multimídia, vídeos em tempo real, mapas, imagens, reconhecimento facial, grupos de atendimento, além de interoperabilidade entre sistemas móveis e fixos, entre outras aplicações, funcionários-chave assistiram as demonstrações da tecnologia LTE a serviço das comunicações críticas, tanto para organizações públicas como privadas.
A partir de uma “bolha” (área de cobertura definida) de LTE, criada em um veículo especial, é possível o uso de aplicativos como o Command Central Streaming, que transmite vídeos em tempo real. A solução permite que as forças em campo e no Centro de Controle se comuniquem com imagens claras, para ajudar a expandir sua visão de um incidente e tomar as melhores decisões possíveis.
A informação disponível na mão do agente em campo e na tela do Centro de Comando acontece graças ao dispositivo de mão LTE para missão crítica, o LEX L10, e agrega nele outros aplicativos, como o WAVE™ Work Group Communications, uma plataforma que expande a comunicação Push-To-Talk (PTT) entre distintos grupos de atendimento que utilizam diferentes aparelhos, como rádios, celulares ou computadores.
Outras aplicações também foram demonstradas como reconhecimento facial de um suspeito. A partir da identificação de um criminoso, outros aplicativos ajudam a alertar grupos unificados, compartilhando informação, por meio de imagens, vídeos, mapas e até o desenho de estratégias para planejamento tático.
Para os setores privados, aplicações podem ajudar com tarefas como identificar falhas em redes elétricas, monitorar a localização de funcionários e identificar se um trabalhador isolado está caído e precisa de ajuda, enviando um alarme de forma automática ao centro de gerenciamento.
Além disso, o aplicativo Secure Mobile Office, desenvolvido no Brasil, permite colaboração multimídia, anotações em mapa em tempo real, mensagens de texto, vídeo, voz e acesso a bancos de dados remotos (como registro de veículos e pessoas), com criptografia avançada.
“O uso de sistemas inteligentes já é uma realidade e o Brasil está à frente em termos de comunicações por meio de rede LTE dedicada para segurança pública”, destaca Elton Borgonovo, gerente geral da Motorola Solutions Brasil. “Em conjunto com a radiocomunicação tradicional, o LTE desempenha um papel fundamental em termos de atendimento público e privado, a partir de uma visão completa e colaborativa entre diferentes dispositivos e sistemas”.
O sistema apresentado pela Motorola Solutions mostra os avanços da tecnologia LTE às soluções de segurança pública inteligente no Brasil. Os projetos realizados no país podem servir de modelo para outras regiões ao redor do mundo com comunicação exclusiva, em ocasiões de grandes eventos, operações de rotina, situações de emergências, atendendo as necessidades de comunicação dos setores públicos e privados, em diversos segmentos da economia.
A série de demonstrações passou por Brasília e estão acontecendo na cidade de São Paulo no mês de julho.
###
Sobre a Motorola Solutions
A Motorola Solutions (NYSE: MSI) cria soluções e serviços de comunicações inovadores e de missão crítica que ajudam nossos clientes comerciais e da segurança pública a construírem cidades e comunidades mais seguras e prósperas. Para obter notícias atualizadas, visite www.motorolasolutions.com/newsroom ou assine o news feed
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.