
Mobilização de todos em prol de um trânsito melhor
08/05/2015[wp_ad_camp_1]
A questão da mobilidade urbana, da urbanização e da segurança no trânsito já é um tema recorrente em todas as grandes cidades brasileiras. Soluções para problemas que decorrem do crescimento desordenado como engarrafamentos, altos índices de acidentes e mesmo a baixa educação no tráfego reúne cada vez mais especialistas e a sociedade em geral.
Em Fortaleza/CE, por exemplo, seis mil carros são emplacados todos os meses. A Região Metropolitana do Recife (RMR), por outro lado, sofre problemas diários com o engarrafamento na Rodovia BR-101, que passa por vários municípios como Goiana, na Mata Norte, e Cabo de Santo Agostinho, ao sul da RMR.
Por isso, a reunião da comunidade para se discutir tais problemas é tão importante. Uma boa iniciativa é o Maio Amarelo, realizado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de muitas regiões ao longo de todo o mês. A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito por meio de atividades, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do País. A ideia, além de colocar em pauta o tema do tráfego, é envolver a participação da população, empresas, entidades e órgãos públicos.
As soluções para uma convivência harmônica entre urbanização, mobilidade urbana e fluidez no trânsito, devem passar pela discussão do problema entre todas as esferas da sociedade
As soluções para uma convivência harmônica entre urbanização, mobilidade urbana e fluidez no trânsito, devem passar pela discussão do problema entre todas as esferas da sociedade: o poder público, a população e a indústria – que tem papel muito importante ao fornecer soluções tecnológicas avançadas para atender as diversas necessidades envolvidas nessa questão. Acreditamos que apenas a partir da colaboração de todos conseguiremos contribuir para um trânsito melhor.
Autor: Marco Antônio Barbosa, especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em administração de empresas, MBA em finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.