Governo Americano confirma ataque cibernético que causou interrupção de energia na Ucrânia
04/03/2016[wp_ad_camp_1]
Um ataque cibernético em dezembro de 2015, teria provocado um apagão no abastecimento de energia na Ucrânia, afetando 225.000 pessoas. A informação foi confirmada pelo Departamento de Segurança dos Estado Unidos.Especialistas em segurança concluíram que a derrubada de utilitários no oeste da Ucrânia, em 23 de dezembro, foi devido a um ataque cibernético, que acredita ser, o primeiro ataque de sucesso na derrubada de uma rede elétrica offline.
O sistema de alerta da Cyber Emergency Response Team Industrial, da DHS, não confirmou a autoria do ataque, mas a U.S. Cyber Intelligence e a empresa de inteligência cibernética Isight Partners e outros pesquisadores de segurança, têm relacionado o incidente a um grupo de hacker russo conhecido como “Sandworm”.
A DHS disse que, sua avaliação baseou-se em entrevistas com seis organizações ucranianas afetadas pelo apagão e disse que seus pesquisadores não foram capazes de apresentar, de forma independente, provas técnicas.
Durante o ataque, os hackers conseguiram ligar remotamente disjuntores, fazendo o corte de energia após a instalação de malware, disse a DHS.
Alguns pesquisadores de segurança criticaram a análise fornecida pelo DHS, discordando de suas argumentações.
“Se eles tivessem dito há dois meses que isso seria útil”, disse Robert Lee, chefe-executivo da Dragos Segurança, a uma empresa de segurança cibernética. “Mas neste momento eles estão dizendo coisas que já sabemos”.
(Reportagem de Dustin Volz, Edição de Leslie Adler).
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.