Drones-bomba, a nova arma do crime organizado
24/04/2021A nova arma dos cartéis de drogas mexicanos
Drones equipados com explosivos feriram pelos menos dois policiais no estado de Michoacán (México) nesta terça (20). De acordo publicação no site da Forbes nesta sexta (22), o Cartel da Nova Geração de Jalisco (CJNG) é suspeito se ser o responsável por este ataque.
Organização criminosa
O Cartel da Nova Geração de Jalisco (CJNG) é uma organização criminosa mexicana dedicada ao tráfico internacional de drogas e armas, terrorismo, assassinatos, sequestros e extorsões.
O CJNG é considerado a organização mais poderosa do México e se auto intitula como um exército, divulgando vídeos de “soldados” uniformizados em desfile e veículos blindados construídos em garagem ou “narco-tanques”. O bombardeio com drones é uma escalada significativa do uso de tais armas pelo cartel.
O bombardeio com drones é uma escalada significativa do uso de tais armas pelo cartel.
“A CJNG está na vanguarda dessa utilização de drones, com este incidente representando o primeiro em que sangue real foi coletado”, disse o analista Robert Bunker da C / O Futures , observando que era totalmente previsível.
Primeiro drone-bomba
Conforme apurado ainda pelo jornalista David Hambling, publicado no site da Forbes, o primeiro drone-bomba empregado pela CJNG apareceu em 2017 na parte traseira de um carro roubado dirigido por supostos membros do cartel parados pela polícia perto de Valtierrilla, Guanajuato. O drone era um modelo 3DR Solo, com um IED “bomba de batata” – uma granada caseira – colado nele, junto com um rifle de assalto Kalashnikov, munição e telefones celulares.
Ataque com drone-bomba
Em 2018, um drone da CJNG carregado com explosivos caiu do lado de fora da residência de um oficial da polícia na Baja Califórnia. O oficial não estava lá na hora do ataque, mas foi um alerta.
Vários outros drones armados apareceram em esconderijos de armas. Eles não foram usados para atacar policiais ou funcionários do governo, possivelmente por não quererem agravar o conflito. No ano passado, houve relatos de Tepalcatepec, Michoacán , de que o CJNG estava usando bombas-drone em uma guerra de traficantes com um cartel rival. Drones foram apreendidos equipados com blocos de explosivos C4 e estilhaços de rolamento de esferas.
Governo Mexicano
O presidente mexicano tenta implementar novas políticas de combate à violência perpetrada pelo narcotráfico, mas o problema é muito complexo e a violência e criminalidade é assustadora. Para se ter uma ideia, as cidades mais violentas do mundo estão no México. A cidade mais violenta do mundo também é mexicana, segundo dados da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, publicado em 20/02/21.
O perigo dos Drones
Drones podem ser facilmente adquiridos na Internet, e qualquer pessoa com acesso a explosivos pode transformá-los em armas guiadas para atingir alvos com grande precisão a mais de um quilômetro de distância. Eles são atrativos para criminosos porque é muito difícil rastrear a origem destes drones.
Perigo também no Brasil
Em São Paulo, conforme divulgado no portal G1 no dia 08/04/2020, um drone carregando celulares e drogas foi derrubado por agentes penitenciários quando tentava pousar em um presídio em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Esta não é a única notícia sobre uso de drones em benefício da criminalidade no Brasil e as autoridades devem ficar muito atentas.
Seja o primeiro a comentar este texto. Procure o campo para deixar seu comentário no final da página.
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.