
ABBC alerta para os golpes financeiros mais comuns no Dia das Mães
23/04/2025Como se proteger de golpes no Dia das Mães. A Associação Brasileira de Bancos apresenta as orientações da campanha Tem Cara de Golpe, que visa ajudar os consumidores a se protegerem da ação de criminosos
O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano, com alta movimentação no comércio e um aumento significativo no volume de transações financeiras. No entanto, esse também é um período aproveitado por criminosos para aplicar golpes.
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“Golpistas exploram os momentos em que estamos mais vulneráveis — e o Dia das Mães, com toda sua carga emocional, é um deles. Por isso, é essencial redobrar a atenção com dados, senhas e qualquer contato solicitando informações pessoais ou transações. Um presente inesperado ou uma mensagem fora do comum pode ser o início de uma fraude. Basta um clique”, alerta Leandro Vilain, CEO da ABBC.
Com o objetivo de ajudar a população a evitar prejuízos, a ABBC – Associação Brasileira de Bancos, idealizadora da campanha Tem Cara de Golpe, destaca algumas fraudes comuns e orientações para um Dia das Mães mais seguro.
Entrega de brindes ou presentes com maquininha manipulada
A entrega de brindes ou presentes na residência das vítimas pode ser o início de uma tentativa de fraude. Os golpistas se passam por representantes de lojas de roupas, perfumarias ou supermercados, alegando que a pessoa ganhou um presente ou brinde especial pelo Dia das Mães. Para finalizar a entrega, podem pedir o pagamento de uma suposta taxa – cuja única forma de pagamento é por cartão de crédito ou débito – e então apresentam uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou com baixa visibilidade, levando a vítima a pagar um valor muito maior do que o informado.
Outra variação desse golpe consiste em solicitar uma selfie (foto) da vítima para comprovar o recebimento do brinde. No entanto, os criminosos podem usar essa imagem em tentativas de acesso às contas bancárias da vítima, com o intuito de realizar transações financeiras ou, ainda, tentar abrir contas de forma fraudulenta em nome da pessoa.
Golpe do falso pedido on-line
Com a popularização das compras on-line, golpes envolvendo falsos sites de e-commerce aumentam significativamente durante o período do Dia das Mães. Os criminosos criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas, oferecendo grandes descontos para atrair consumidores. Após o pagamento – geralmente por Pix – o produto não é entregue e os dados da vítima e do cartão bancário podem ser utilizados para transações indevidas. Há casos em que os golpistas orientam a vítima a realizar o pagamento por meio de um boleto, porém o recurso será destinado para alguma conta da quadrilha e o produto nunca será entregue.
Para evitar a situação, é fundamental verificar a reputação do site, conferir se há certificados de segurança e preferir compras em lojas reconhecidas, digitando o endereço da página oficial diretamente no navegador de internet. Antes de pagar um boleto, é essencial conferir todos os dados do beneficiário.

Golpe da falsa central de atendimento
Neste tipo de golpe, os criminosos entram em contato com consumidores se passando por funcionários de instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. Eles alegam que houve uma tentativa de compra suspeita ou pedem a confirmação de dados bancários. A partir dessas informações, os golpistas podem acessar contas, realizar transferências ou compras com os dados de cartões. Bancos jamais solicitam senhas, dados do cartão de crédito ou códigos de segurança por telefone. Qualquer contato suspeito deve ser ignorado, e você deve procurar o canal de atendimento oficial da sua instituição financeira.
Golpe com SMS falsos
Diariamente, os golpistas enviam milhões de SMS falsos para as pessoas, sempre com alguma abordagem urgente, como, por exemplo: “resgate agora pontos do seu cartão de crédito”, “acesse esse link e confira uma promoção imperdível que preparamos para você” ou “compra aprovada no seu cartão de crédito, clique aqui para cancelar”.
Ao clicar nestes falsos links, a vítima é redirecionada para uma página muito parecida com a original da loja ou instituição financeira. Os criminosos podem solicitar o preenchimento de formulários com dados como CPF, telefone, número do cartão, agência, conta, senha e até uma selfie. Com esses dados, podem causar prejuízos financeiros às vítimas.
Portanto, desconfie sempre de SMS contendo links suspeitos ou números de telefone desconhecidos. Na dúvida, fale diretamente com seu gerente, com a central de atendimento oficial da sua instituição financeira ou com uma pessoa de sua confiança.
Segurança digital
A ABBC recomenda que consumidores ativem mecanismos de segurança em seus dispositivos, como a autenticação em duas etapas, a proteção de aplicativos bancários e o bloqueio remoto. Além disso, é essencial nunca compartilhar senhas ou dados pessoais em ligações ou mensagens de origem duvidosa.
Em caso de golpe, o que fazer?
Se for vítima de um golpe, notifique imediatamente o banco ou operadora de cartão pelos canais oficiais e registre um boletim de ocorrência. Também é recomendável comunicar a operadora de telefonia caso seu smartphone seja roubado, perdido ou furtado e bloquear completamente o dispositivo para evitar o uso indevido de aplicativos financeiros.
Para mais detalhes sobre fraudes e a campanha Tem Cara de Golpe, da ABBC, acesse www.temcaradegolpe.com.br.