Como mitigar o risco dos funcionários em ambientes de trabalho remoto

Como mitigar o risco dos funcionários em ambientes de trabalho remoto

08/06/2022 0 Por Editorial Folha da Segurança

Oitenta e um por cento dos líderes de tecnologia da informação (TI) pesquisados ​​relataram que o trabalho remoto é agora uma prática padrão em sua organização, com metade de todos os entrevistados revisitando e atualizando as políticas e processos de segurança de dados que implementaram há dois anos, quando programas de trabalho remoto foram implantados às pressas.

A Pesquisa Global de Segurança de TI Apricorn 2022 revelou que as organizações adaptaram as políticas de segurança para acomodar o trabalho híbrido, mas ainda estão em risco devido à conformidade dos funcionários e à falta de conscientização sobre segurança – principalmente quando os dados estão em movimento entre os locais de trabalho.

Riscos de segurança cibernética no trabalho remoto

Na pesquisa, 397 profissionais de segurança de TI na América do Norte e na Europa responderam a perguntas sobre práticas e políticas de segurança durante condições de trabalho remoto/híbridas.

O risco de movimentação de dados entre locais de trabalho foi destacado pelo fato de que a maioria dos entrevistados (82%) disse que a criptografia deveria ser necessária para proteger os dispositivos de armazenamento USB, mas apenas 34% dizem que a criptografia é obrigatória em suas organizações para proteger os dados em o movimento.

Quando se trata de conformidade de segurança, um quarto dos entrevistados admite que os funcionários estão cientes das políticas de segurança de TI para trabalho remoto, mas não estão aderindo a elas. Quando as políticas remotas não são seguidas, geralmente é porque os funcionários não priorizam as práticas de segurança apesar de serem informados sobre elas (52%) ou porque estão usando dispositivos pessoais (40%).

Além disso, os funcionários podem não estar totalmente cientes dos riscos que suas atividades representam para a empresa. Vinte e sete por cento dos entrevistados dizem que os funcionários acreditam que correm o risco de serem explorados por invasores para acessar os dados da empresa e 72% acreditam que estão adequadamente protegidos pelos protocolos existentes ou são pequenos demais para serem um alvo.

Melhorando a segurança do trabalho remoto

As oportunidades para melhorar a cultura de segurança nas organizações são aparentes. Oitenta por cento das organizações mudaram suas prioridades em termos de conformidade e segurança devido à pandemia. Os profissionais de segurança de TI expressaram o desejo de políticas de segurança mais fortes, mas essas expectativas nem sempre são atendidas.

Quase 40% dizem que seu departamento de TI não tem as ferramentas para monitorar e fazer cumprir as políticas. No entanto, eles estão progredindo onde podem, com 56% das organizações reinvestindo na educação dos funcionários, enquanto 83% reforçaram continuamente as políticas com os funcionários.

Para mais informações sobre o estudo, clique aqui.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis