Brasil registra menor número de assassinatos da história em 2022, com queda de 1% no índice de homicídios
05/03/2023O número de assassinatos caiu 1% no Brasil em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram registradas 40,8 mil mortes violentas em todo o país, representando uma média de mais de 110 vítimas por dia. Esse é o menor número da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Monitor da Violência, que coletam os dados desde 2007 e 2018, respectivamente, pelo segundo ano seguido. A redução das mortes foi puxada pelas regiões Norte (-3,5%) e Nordeste (2,2%). Destacam-se as quedas no Amapá (-28,5%) e em Roraima (14,1%).
Apesar do resultado positivo, a tendência de queda de violência no país, iniciada em 2018, pode estar chegando ao fim, pois houve uma alta de 6,4% nas mortes no último trimestre. Além disso, 14 estados brasileiros tiveram aumento de mortes, sendo que a alta foi puxada pelo Centro-Oeste (4,5%), liderado pelo Mato Grosso (24,1%). São Paulo e Minas Gerais registraram um aumento de 7,1% e 6,3%, respectivamente.
De acordo com especialistas do Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diversos fatores estão por trás dos indicadores de violência em queda nos últimos anos, como políticas públicas estaduais, mudança nas dinâmicas dos grupos criminosos e mais recursos disponíveis para o setor da segurança pública.
Os dados foram coletados pelo Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento mostra a variação dos indicadores de mortes em cada estado do Brasil em 2022.
Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança. ENTRAR NO GRUPO.