A evolução das principais funções de liderança de segurança corporativa

A evolução das principais funções de liderança de segurança corporativa

27/02/2022 1 Por Editorial Folha da Segurança

A natureza e as responsabilidades dos cargos mais altos na segurança corporativa nas organizações é sempre um tema importante entre os empregadores e os candidatos de destaque. Diferentes filosofias sobre o conceito de convergência de todas as áreas de risco relacionadas à segurança no portfólio de um único executivo alimentaram longos debates sobre o tema.

Expandir as funções de liderança da Segurança Empresarial

Diferentes debates sobre o propósito, a natureza e os objetivos desses papéis geralmente indicam um mal-entendido sobre o objetivo principal. Também pode haver desafios territoriais em torno da propriedade e execução.
Esses debates em andamento são, infelizmente, um impedimento para evolução das funções de segurança. Os desafios de segurança geralmente mudam mais rapidamente do que os programas implementados para mitigá-los. É importante que as funções de liderança de segurança também se expandam para cumprir a tarefa.

 

O conceito original de um líder de segurança sênior foi construído em torno de um padrão organizacional. Criou um ponto único de responsabilidade. Esse indivíduo era o executivo encarregado de fornecer liderança e governança, garantindo uma estratégia de risco de segurança abrangente e integrada. A função era de responsabilidade da equipe de liderança sênior da organização.

 

Essa posição de segurança mais sênior sinalizou um alto nível de compromisso com a organização para relatórios e funcionamento no nível superior. A função teve acesso a outros órgãos de liderança, ao conselho e seus comitês operacionais. O relatório funcional não foi recomendado.

 

Liderar áreas funcionais separadas e importantes relacionadas à segurança

O título da posição não foi visto como crítico para ser bem sucedido na função. Dependendo da cultura e estrutura organizacional, a pessoa na função pode muito bem ser um executivo de negócios com outros executivos e/ou gerentes seniores liderando áreas funcionais separadas e importantes relacionadas à segurança.

 

Liderança por meio do desenvolvimento de uma compreensão profunda da organização

Em algumas organizações, isso pode ser feito por meio de equipes multifuncionais e/ou comitês de risco. Além disso, a execução do programa e o gerenciamento operacional podem ser matriciados e compartilhados com negócios organizacionais separados ou unidades operacionais. Esse pensamento não descartou uma abordagem centralizada.
Quando visto dessa forma, é fundamental que a função de segurança superior exiba liderança por meio do desenvolvimento de uma compreensão profunda da organização. Eles devem estar dispostos a liderar por meio da influência, mesmo sem autoridade, prosperar em um ambiente em constante mudança, estar confortáveis ​​e flexíveis com a ambiguidade, ter um desejo contínuo de aprender continuamente por meio da curiosidade intelectual e ter coragem gerencial quando encontrar resistência.

“O papel do executivo de segurança é apoiar a liderança”

Os profissionais de segurança que desejam desenvolver suas carreiras com sucesso até o nível mais alto precisam entender que o papel do executivo de segurança é apoiar a liderança. Eles devem fornecer análises, conselhos e recomendações para permitir o avanço dos objetivos de negócios.

 

Estrutura organizacional mais plana e multifuncional

As organizações de hoje estão criando uma estrutura mais plana e multifuncional com gerenciamento separado das várias áreas operacionais de segurança física e segurança cibernética, gerenciamento de crises, investigações, serviços de proteção, inteligência e gerenciamento de ameaças. Não há indicação de que esta tendência irá reverter para as estruturas lineares do passado. Da mesma forma, os executivos de segurança devem esperar que suas funções reflitam as tendências futuras.

 

O artigo foi publicado originalmente na Security Magazine, por: Jerry J Brennan e Joanne R. Pollock, cofundador e CEO do Security Management Resources Group of Companies ( www.smrgroup.com ) e por: Joanne R. Pollock, cofundadora e presidente da Security Management Resources.

O que achou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis