5 maneiras de manter suas pesquisas online de forma privada

5 maneiras de manter suas pesquisas online de forma privada

01/05/2021 0 Por Editorial Folha da Segurança

Reservamos para você as principais opções de privacidade em pesquisas online

O Google processa mais de 40.000 pesquisas a cada segundo, de acordo com o site InternetLiveStats.com. Você sabia que existem algumas coisas que você nunca deve pesquisar? Para suas consultas mais embaraçosas ou particulares, você pode pensar que está se protegendo totalmente com o modo de navegação anônima, mas isso só vai até certo ponto.

Vamos examinar mais detalhadamente as opções de privacidade disponíveis para você.

Esta postagem deve ser leitura obrigatória para qualquer pessoa na era digital atual. Portanto, certifique-se de compartilhá-lo em suas contas de mídia social.

 

1. Saiba o que as janelas privadas fazem

Na maioria dos navegadores, selecione Arquivo> Nova janela privada ou clique no menu (três pontinhos) próximo à barra de pesquisa para abrir uma nova janela anônima ou privada. É aqui que muitas pessoas caem nesse mito da privacidade.

Não cometa o erro e pense que esse recurso de privacidade bloqueia suas pesquisas ou sites que você visita de seu provedor de Internet, trabalho ou escola, ou até mesmo um mecanismo de pesquisa. Uma janela privada apaga apenas os dados locais, como seu histórico de pesquisa, cookies e qualquer coisa que você inseriu em um formulário.

2. Pare de pesquisar usando o Google

Se você não quiser ser rastreado, use uma alternativa ao Google.

O StartPage se autodenomina “o mecanismo de busca mais particular do mundo”. A empresa com sede na Holanda paga ao Google pelo uso de seu algoritmo de busca, mas elimina o rastreamento e a publicidade que geralmente vêm junto com ele. Você obtém uma experiência semelhante à do Google, junto com a promessa de que seus dados nunca serão armazenados, rastreados ou vendidos.

Teste-o em startpage.com . Você também pode definir o StartPage como o mecanismo de pesquisa padrão do seu navegador.

DuckDuckGo é outra opção que não rastreia você como o Google faz. Ele não permite publicidade direcionada, os resultados não são baseados em seu histórico de pesquisa e você verá menos anúncios com base em sua pesquisa.

É fácil de usar e instalar também, com uma extensão que se conecta a todos os principais navegadores. Você também pode pesquisar em duckduckgo.com.

3. Limpe seu histórico de navegação

Além de ser rastreado por empresas e pelo seu ISP, há outros motivos pelos quais você não quer que as pessoas vejam o histórico do seu navegador. Talvez você precise procurar algo particular (e embaraçoso) ou não queira estragar uma surpresa. Para limpar as coisas, basta alguns cliques no navegador de sua escolha.

Existem etapas a seguir para cada navegador e até mesmo para suas contas de mídia social.

4. Esconda-se com uma VPN

Uma rede privada virtual, ou VPN, é uma camada de proteção entre seus dispositivos e a Internet. Ele oculta seu endereço IP e sua localização e é a maneira mais eficaz de manter sua privacidade online.

Pense em tudo que você precisa proteger. Os produtos que procura, as condições médicas que procura, as pessoas que procura no Google – está tudo compilado no dossiê sobre si.

Uma VPN envia seu tráfego de Internet por um túnel criptografado, bloqueando efetivamente sua identidade. Sem ele, você está entregando uma tonelada de informações aos sites que navega e aos aplicativos que usa, junto com seu ISP, sua operadora de celular e qualquer outra pessoa que bisbilhotar.

Uma palavra de cautela: algumas VPNs rastreiam você ou, pior, coletam e vendem seus dados como todas as empresas que você está tentando evitar. Muitas VPNs baratas ou gratuitas ganham dinheiro vendendo seus dados para empresas de publicidade, então faça sua pesquisa. Uma opção é o ExpressVPN.

5. Use um navegador com foco na privacidade

Você pode dar um passo adiante e baixar o navegador Tor. Você pode conhecer o Tor como o navegador usado para acessar a Dark Web. Isso não significa que seja nefasto por natureza.

Com o Tor, o histórico e os cookies do seu navegador são apagados após cada sessão de navegação. Ele também desbloqueia sites restritos e criptografa cada site três vezes antes de você visitá-lo.

Se você acha que manter a sua privacidade é difícil, isso não é verdade. Você pode e deve tomar medidas para se proteger. Com um pouco de esforço, é possível pode manter a Big Tech e os anunciantes fora do seu negócio.

Por: Kim Komando, Fox News em 01/05/2021.

Seja o primeiro a comentar este artigo. Vá até o final desta página e deixe o seu comentário.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis