06 Passos para melhorar a tomada de decisão e alavancar os resultados

06 Passos para melhorar a tomada de decisão e alavancar os resultados

27/04/2021 2 Por Adenilson Campos Guedes

Uma análise focada na segurança empresarial em ambientes metro ferroviários e shoppings centers

A capacidade de tomar as melhores decisões no ambiente corporativo é fundamental para o atingimento dos objetivos. Isso implica na necessidade de informações confiáveis para auxiliar os gestores na adoção de ações de forma precisa e alinhada com o planejamento estratégico da empresa. Para te ajudar nesta importante tarefa, confira neste post 06 passos para melhorar a tomada de decisão na sua empresa. Uma análise focada na segurança empresarial em ambientes metro ferroviários e shopping centers.

Faz parte do dia a dia dos gestores lidar com diversos problemas pertinentes à sua área. Cobrar ações para eliminar ou minimizar as ocorrências, principalmente aquelas consideradas mais críticas, é uma de suas responsabilidades e isso implica na capacidade de conhecer o problema e saber onde deve ser concentrado energia para resolver. Saber quais são as ocorrências, onde ocorrem, quando ocorrem, quais às suas causas, formas de atuação dos ofensores entre outras, são informações cruciais para a adoção de planos de ações realmente inteligentes. Algumas ações ajudam nesta jornada. Conheça algumas delas:

 

1. Criar base de dados

A tomada de decisão com base em dados estatísticos é uma forma inteligente e pode auxiliar o gestor, por meio de relatórios de inteligência.

Se você tem boas bases de dados implantadas em sua empresa, é possível elaborar relatórios, fazer cruzamento de dados, extrair dados estatísticos e produzir ótimos documentos de inteligência.

Alguns exemplos de bases de dados que podem ser implantadas:

Uma opção simples é criar um formulário online (Google forms, Microsoft forms, Jotforms, entre outros). O formulário deverá conter as informações que precisam ser registradas, tais como: Tipo de ocorrência, local, data, horário, sexo, idade da vítima e descrição do fato. As informações enviadas no formulário online devem alimentar uma planilha online. A partir dos dados desta planilha, será possível produzir os relatórios estatísticos para auxiliar os decisores estratégicos na criação de planos de ações e na tomada de decisão. A criação destes formulários integrados à planilha online é algo extremamente simples.

 

2. Definir estratégias para a utilização e gestão da base de dados

Ao criar o formulário e a base de dados, é importante definir quem deverá alimentar os dados, ou seja, quem vai cadastrar as ocorrências nos formulários. Definir também o que fazer com os dados registrados na base de dados.

 

3. Uso de ferramentas para produção de relatórios de inteligência

Se sua empresa possui boas bases de dados (planilhas) ou até bancos de dados mais sofisticados (MSQL etc.), é possível elaborar dashboards com estatísticas sobre ocorrências, com diversas análises. Na realidade, com boas bases de dados, são grandes as possibilidades de produção de relatórios com aplicações em diversas áreas da empresa, não apenas na segurança.

Como elaborar o relatório ou qual ferramenta utilizar, fica a critério de cada empresa, porém a utilização de alguns softwares mais sofisticados pode ser um grande diferencial. Uma ótima opção é a utilização do Microsoft Power BI. Este programa tem como função ajudar as organizações a agrupar, gerenciar e analisar dados de várias fontes por meio de uma interface amigável. Sem dúvida, uma das melhores opções no mercado para elaboração de dashboards interativos. O Power BI pode ser integrado à diversas bases de dados (planilhas Excel, banco de dados etc.) e mesmo a opção gratuita, pode ser muito interessante. Saiba mais sobre Power BI em https://powerbi.microsoft.com/pt-br/.

 

4. Analisar relatórios

Com o relatório pronto, é fundamental a análise dos dados para entender o que eles significam e a partir daí, propor as medidas de controles necessários. O time de analistas deve se empenhar nestas análises e a partir daí, produzir os relatórios.

 

5. Reunir lideranças

Apresentar os relatórios para as lideranças. Propor ações com base nos gráficos apresentados.
O uso do gráfico de Pareto pode ser um importante aliado para facilitar a tomada de decisão com base na otimização de recursos.

 

6. Tornar os relatórios companhias inseparáveis dos gestores

Se você não pode medir, não pode gerenciar, por isso os gestores não podem abrir mão de bons relatórios para subsidiar suas decisões. Este recurso proporciona a adoção de medidas mais inteligentes, mais precisas e capazes de potencializar ainda mais o alcance dos objetivos de sua área.

Neste post, você conheceu algumas ferramentas para auxiliá-lo na tomada de decisão da empresa e potenciar o atingimento dos objetivos com base em dados e relatórios estatísticos. Ferramentas simples e imprescindíveis para subsidiar os gestores na tomada de decisão.

Tem mais dicas sobre o assunto? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis