O mercado de trabalho e o profissional de segurança na era exponencial

O mercado de trabalho e o profissional de segurança na era exponencial

16/01/2023 0 Por Adenilson Campos Guedes

As organizações, ao longo do tempo, vêm enfrentando novos desafios no seu sistema de negócios. O mercado exige modelos de gestão cada vez mais ágeis, com resultados melhores, em menos tempo e com menor custo. Essas exigências passam por escolhas tecnológicas que incluem novas formas de executar processos e novos softwares. O mercado exige mais capacitação de seus profissionais, visão ampliada do negócio e capacidade de atuar em múltiplos temas. Dentro desta ótica, é fundamental que o profissional compreenda a dinâmica do mercado atual para ser possível se preparar e tornar-se mais atrativo. Neste sentido, inclui-se também o profissional de segurança, que, para atender às exigências do mercado, num mundo cada vez mais complexo, deve estar preparado para enfrentar os novos desafios.  

As novas exigências do mercado

As novas exigências do mercado incluem todos os nichos de atividade, por isso o mercado da segurança empresarial também não é diferente. Seus profissionais precisam ser compatíveis com os clientes, não apenas atender às necessidades, mas superar às expectativas. Em um contexto em que os contratantes exigem muito e buscam menor preço, é preciso inovar e criar estratégias com soluções que possam entregar mais, com menor esforço, menor custo e mais qualidade; não é nada fácil, é claro, mas por meio de trabalho em equipe, é possível desenvolver projetos surpreendentes. Essa visão de necessidades deve abranger não apenas o empresário, mas deve tocar todos os níveis da empresa, do estratégico, tático ao nível de execução.

O profissional de segurança da era exponencial

O profissional de segurança da era exponencial, seja qual for a função, precisa ter ambição profissional, saber trabalhar em equipe, capacidade de intraempreendedor, ter visão ampliada do negócio, inteligência emocional, mindset digital e plasticidade para lidar com os desafios diários. Mas, o que fazer para se tornar um profissional da era exponencial? É necessário percorrer uma trilha: o que é preciso fazer para chegar lá? Quais treinamentos agregam valor para o objetivo pretendido? O que fazer para ampliar o network profissional? É preciso se esforçar, ou como Paulo Pinchas preconiza: “A sorte acompanha aqueles que trabalham, acreditam e persistem”.

Cenários que afetam o mercado

Para o profissional de segurança da era exponencial, é fundamental olhar para o futuro, analisar o presente e os sinais de cenários que podem afetar positivo ou negativamente o mercado, sobretudo, o nicho de atuação; esse é um ótimo exercício para projetar a sua carreira e ampliar à sua vantagem competitiva.

É importante considerar que o mercado não é mais o mesmo e isso inclui a segurança empresarial. Por isso é preciso se preparar para lidar com algumas tendências – ou será o hoje? – tais como, mais ferramentas tecnológicas (câmeras, sensores, radares, inteligência artificial aplicada à segurança, etc.), digitalização das coisas, racionalização de recursos e mudança na configuração dos recursos humanos da segurança, ou seja, menos agentes de segurança e mais integração entre este profissional e os diversos sistemas de segurança.

Agora valos lá! Faça o seu objetivo sair do papel e torne-se um profissional de segurança da era exponencial.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo WhatsApp e tenha acesso a artigos, notícias e dicas sobre o universo da segurança.  ENTRAR NO GRUPO.

Assinar Newsletter Grátis